terça-feira, 3 de novembro de 2015

Tecnologia como ferramenta pedagógica e prática docente

Texto Grupo 1

Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. 
FERNANDES, 2014, p.12 


CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Atualmente é impossível imaginar o cotidiano sem a presença da tecnologia, nossas casas, ambiente de trabalho e espaços de lazer estão diretamente conectados ao desenvolvimento visto nesta nova era digital. Grande parte da população dos países desenvolvidos ou subdesenvolvidos faz uso das TIC, sejam na utilização de aparelhos telefônicos, redes sociais, dentre outros exemplos. O Brasil é um dos países onde esta informação apresenta-se como um fato. Segundo o último CENSO (IBGE, 2010), há em quase todas as famílias pelo menos um aparelho celular com recurso de acesso a internet.
Num mundo movido pela tecnologia torna-se necessária a utilização das tecnologias da informação e comunicação, objetivando ampliar o conhecimento e tornar as práticas pedagógicas mais significativas e interessantes, priorizando os interesses dos educandos, pois num mundo globalizado, estar restrito ao quadro-negro não é suficiente para o mundo em pleno desenvolvimento tecnológico e da robótica. 
Ao se aliar o conhecimento e o prazer do educando será possível desenvolver o aspecto cognitivo, vinculando teoria e prática à vida dos aprendentes, para que se possa efetivar a troca das tradicionais aulas por outras mais informatizadas, desde que não seja utilizada a tecnologia apenas para mudar o modo como o assunto foi dado. Isto exemplifica o caso do professor que abre a tela do computador e faz ditado de palavras, ou seja, saiu do caderno para a tela. Faz-se necessária a construção e utilização da tecnologia como uma mudança na forma de interagir com o processo e despertar o interesse real na aprendizagem.

O REFLEXO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO 

Diante do cenário que vivemos em um mundo onde tudo é muito acessível, onde nossos alunos têm contato com tudo em tempo real, apresenta-se a importância de que não podemos considerar como uma boa aprendizagem apenas aquelas baseadas somente em métodos tradicionais, pois uma aula tradicional não é atrativa para a criança de hoje. Assim, o uso da tecnologia na sala de aula vem para somar na aprendizagem e não para atrapalhar como muitos pensam. É claro que usar tecnologia no cotidiano escolar não é fácil, pois temos muitas restrições ainda a superar. Devemos então, ter um senso crítico mais apurado, a fim de considerar as melhores utilizações e potencialidades da utilização destas ferramentas no contexto escolar. Ao falarmos de tecnologias presentes no processo de ensino devemos observar que este fato se baseia em um contexto complexo de nossa contemporaneidade. As Tecnologias da Informação e Comunicação estão fortemente presentes em nossa sociedade, influenciando nossa dinâmica social, em especial as relações sociais. Quando utilizamos as TIC em sala de aula estamos fazendo a utilização de uma ferramenta pedagógica. Segundo SILVA (2013), 

[...] a ferramenta pedagógica é entendida como facilitadora da aprendizagem, sua definição como tal depende muitas vezes da intenção de quem e como está sendo utilizada, deve ter como foco a função de contribuir para aprendizagem efetiva do educando. 

Sabemos que diversas são as formas de utilização das TIC como ferramentas pedagógicas. Na alfabetização os métodos e técnicas utilizados são variados, cada educador procura acertar, adequando à especificidade de sua realidade e baseado numa teoria sólida. Alguns ainda utilizam métodos tradicionais, repetitivos e na maioria das vezes ultrapassados. No entanto, todos concordam que este processo deve ser motivador, estimulante para garantir a qualidade no resultado final. 
Os professores sempre serão protagonistas no processo educacional orientando os conteúdos a serem assimilados pelos alunos, usarão estes novos recursos sabendo o momento certo para empregá-los suavizando a rotina de aprendizagem e tornando este momento mais atrativo às novas gerações de estudantes que já estão familiarizadas com estes novos recursos muitas vezes antes até de serem matriculados na rede de ensino. 
Se os alunos adquirem informação de forma cada vez mais rápida através da internet, as salas de aula sempre serão de suma importância para cada aluno, pois o contato presencial com professor e colegas é fonte de experiências necessárias para a formação do indivíduo e seu relacionamento com a sociedade, pois a rede fará a ponte entre o saber de mundo e o saber da escola, não sendo interessante separar um de outro e fazendo uso do que os nativos digitais gostam que é estar em rede. A tecnologia facilitou sobremaneira a aprendizagem, desde que bem utilizada. Como falar de caravelas se hoje temos iates, a tecnologia possibilita um paralelo entre o meio de transporte de séculos passados com o paralelo de iates e lanchas atuais. O aluno pode interagir em dois momentos históricos.

SOBRE INTERNET, TECNOLOGIAS DIGITAIS E UM NOVO PERFIL DE ALUNO

Muitos são os benefícios oferecidos pelas tecnologias, o que tem dificultado a utilização destas, no ambiente escolar. Muitas vezes, é a falta de preparo dos profissionais da educação que ocasiona um abandono, um "deixar de escanteio", sendo o foco no estudo uma referência para o uso de recursos, justamente estes que poderiam proporcionar uma aprendizagem mais significativa e satisfatória.
Porém, os diversos recursos, as informações e os estímulos tecnológicos proporcionados pelas novas ferramentas fazem com que o ato de estudar não seja considerado a principal atividade na vida do estudante. Entre informações gerais, interação em redes sociais e outras fontes de comunicação, o acesso às tecnologias digitais, com fins de estudo tornam-se mais um afazer no cotidiano deste estudante. 
Para atingir este novo perfil de aluno, o professor deve ser flexível e buscar conhecer as tecnologias e suas possibilidades. Pois, não basta, apenas, inseri-las nas aulas e repetir a didática, mas introduzir novas metodologias fundamentadas e conectadas em espaços digitais que provoquem aprendizagem.
Portanto, é necessário um planejamento coerente do professor ou do tutor: ele precisa, constantemente, se atualizar; estudar mais sobre os recursos tecnológicos e suas possibilidades em sala de aula; pensar sempre com foco no aluno enquanto sujeito do próprio conhecimento e um indivíduo capaz de questionar, buscar informações e explorar o mundo por meio da tecnologia. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As novas tecnologias no ambiente escolar podem contribuir para a melhoria das condições de acesso à informação, minimizar limitações relacionadas ao tempo e ao espaço e permitir agilizar a comunicação entre professores, alunos e instituições de ensino. Além disso, os recursos tecnológicos da informática na educação escolar vieram a contribuir na inovação da prática do professor em seu trabalho diário em sala de aula. No plano didático, o uso de recursos tecnológicos traz também competições de diferentes ordens, envolvendo a necessidade de rever princípios, conteúdos, metodologias e práticas harmonizáveis com as potencialidades dos instrumentos digitais.
Vivemos num mundo Globalizado, onde o uso dos recursos modernos deixou de ser opção para se tornar uma obrigatoriedade por parte dos professores, uma necessidade de comunicação mais moderna em que é possível estar perto, sem estar ao lado, acompanhar atividades em tempo real, fazer das tecnologias de comunicação e informação grandes aliadas no processo educacional, tornando a práxis pedagógica mais interessante e desafiadora, surgindo como uma nova ponte ligando alunos e professores a toda uma gama de conhecimentos, são desafiadoras cabendo a cada docente lançar mão destes recursos visando o avanço e aprendizado dos alunos.
A internet tem se tornado um dos mais promissores veículos comunicacionais superando, até mesmo, a televisão. No campo da educação, surge como mais uma ferramenta de apoio ao ensino - talvez, uma das mais eficientes - pois, mediante ela, interagimos com diferentes mídias ao mesmo tempo. Percebe-se que as Tecnologias Digitais (TD) vão ao encontro dos modos de pensar e de se comportar das nossas crianças e adolescentes que realizam várias coisas ao mesmo tempo, demandando respostas imediatas.
Deste modo, o docente deve combinar as novas tecnologias com a internet em sua prática diária, pois ambas fornecem infinitas possibilidades de ensino, pesquisa e aprendizado. Se as aulas forem bem elaboradas e trabalhadas, pelo professor ou tutor, as tecnologias tornam-se potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br>. Acesso em outubro de 2015.
FERNANDES, Elisângela. A tecnologia precisa estar presente na sala de aula. In: Educar para crescer. Ed. Abril. Fev-2014. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-na-escola- 618016.shml>. Acesso em outubro de 2015.
SILVA, Wangles. A Prática dos Museus Virtuais para a Acessibilidade Cultural – uma nova ferramenta pedagógica. 1º Seminário das Disciplinas Pedagógicas da UERJ. UERJ, 2013.


11 comentários:

  1. Os textos tratam de questões cruciais para o processo de ensinar/aprender, tendo como fundamento as tecnologias e metodologias que facilitam à aprendizagem. Constatam-se que as transformações das práticas pedagógicas inovadoras, podem potencializar a aprendizagem tornando as aulas significativas. Sendo assim, interações se efetivam e trocas se realizam num contexto educacional fundado na criatividade, tanto de educadores quanto educandos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao grupo, ficou ótimo a confecção do texto.

    ResponderExcluir
  3. Os textos acima enriquecem ainda mais nosso conhecimento sobre o uso das TIC e REA tanto no ambiente pedagógico quanto no nosso dia a dia. A contribuição de cada integrante dos grupos repercutiu num excelente resultado na produção textual em conjunto e consequentemente na escrita final.

    ResponderExcluir
  4. O texto traz questões muito interessante quanto a contribuição da tecnologia para a prática pedagógica. E mais do que isso, como não utilizar a ferramenta como simples transmissor de conteúdo, mas contextualizado e focado nas necessidades do aluno. O grupo fez belo trabalho!!!!!

    ResponderExcluir
  5. O texto traz questões muito interessante quanto a contribuição da tecnologia para a prática pedagógica. E mais do que isso, como não utilizar a ferramenta como simples transmissor de conteúdo, mas contextualizado e focado nas necessidades do aluno. O grupo fez belo trabalho!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Estou super feliz pelos textos. Visões diferentes sobre TIC são sempre enriquecedoras.

    Parabéns a todos!

    Monique

    ResponderExcluir
  7. Com a contribuição de todos, obtivemos um texto rico e muito útil para nossa formação profissional! Parabéns aos envolvidos!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a todos!
    Contribuições e mais contribuições, quem dera tudo fosse colocado em pratica...

    ResponderExcluir
  9. Ficou muito interessante o texto final!
    Parabéns equipe!

    ResponderExcluir